Curriculum Vitae


Experiência profissional

 

Julho 2015 – Dezembro 2015

Conservação e restauro das colecções Asiáticas e Timorenses da Sociedade de Geografia de Lisboa em preparação para a nova exposição permanente. Apoio na construção de suportes e montagem da exposição.

Abril 2015 – Julho 2015

Participação na campanha de conservação e restauro dos retábulos da Igreja de S. Romão do Coronado (Trofa) com as Oficinas Santa Bárbara (Matosinhos). Intervenção curativa em talha dourada e madeira policromada.

Maio 2014 – Agosto 2014

Colaboração em regime de parceria freelancer com a empresa 4Decor -Vintage Furniture Store. Conservação e restauro de mobiliário e outros objectos, para futura venda ao público. (http://projecto4decor.blogspot.pt/  e https://www.facebook.com/4DecorLisboa)

Outubro 2013 – Fevereiro 2014

Conservação e restauro de um conjunto de objectos etnográficos pertencentes à Associação de Arqueólogos Portugueses, em preparação para a exposição Memória e Intervenção: 150 Anos da Associação de Arqueológos Portugueses, patente na Biblioteca Nacional de 20 de Novembro de 2013 a 31 de Janeiro de 2014. Apoio na desmontagem da exposição e coordenação do acondicionamento dos objectos para transporte.

Abril 2012 – Abril 2013

Investigadora no Projecto GILT-Teller: um estudo interdisciplinar multi-escala das técnicas e dos materiais de douramento em Portugal, 1500 – 1800 a decorrer no Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Pesquisa bibliográfica e documental relacionada com técnicas de douramento aplicadas à talha dourada. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Nacional, Arquivos Nacionais da Torre do Tombo e arquivos distritais de áreas em estudo. Apoio na avaliação de estado de conservação de objectos em talha dourada. Acompanhamento de trabalho de campo a nível nacional na recolha de amostras de douramento para exame e análise.

Março 2012 – Maio 2012

Implementação de medidas curativas de conservação e restauro em preparação para a exposição Memórias de um Explorador: a Colecção Henrique de Carvalho da Sociedade de Geografia de Lisboa, patente na Sociedade de Geografia de Lisboa de Junho a Outubro de 2012 (http://socgeografialisboa.pt/projectos/2012/henrique-carvalho/). Colaboração na elaboração do catálogo da exposição.

Março 2011 – Presente

Criação do Atelier Lia Jorge | Conservação e Restauro, dedicado ao património móvel. Conservação e restauro de objectos para particulares em regime freelancer. Construção de suportes para acondicionamento de objecto.

Junho 2010  – Novembro 2010

Técnica superior de conservação e restauro no âmbito do projecto História da Ciência – Percurso Científico do Património Museológico da Academia de Ciências de Lisboa, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Estudo e avaliação do estado de conservação dos objectos da colecção etnográfica do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa; conservação e restauro dos objectos em preparação para futura exposição e acondicionamento.

Julho 2009 a Janeiro 2010

Estágio em conservação e restauro no âmbito do Programa INOVART da Direcção Geral  das Artes – Ministério da Cultura. O estágio teve lugar no Museu Afro-Brasileiro em Salvador, Bahia, Brasil.

Estudo e avaliação do estado de conservação de uma colecção de indumentária de candomblé; conservação e restauro dos objectos em preparação para futura exposição e acondicionamento.

Avaliação final do estágio: Muito Bom (5 valores)

Junho 2007 a Junho 2009

Investigadora e técnica superior de conservação e restauro no âmbito do Projecto EXPLORAA colecção Henrique de Carvalho: museologia e  construção de saberes nos finais do séc. XIX.

Estudo e avaliação do estado de conservação dos objectos da colecção  Henrique de Carvalho do Museu Etnográfico da Sociedade de Geografia de Lisboa. Conservação e restauro dos objectos em preparação para futura exposição e acondicionamento.

Fevereiro 2009

Intervenção de conservação e restauro num conjunto de instrumentos científicos pertencentes ao Almirante Gago Coutinho.

Os objectos intervencionados integraram  a mostra comemorativa dos 140 anos do nascimento do Almirante na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Abril a Junho 2007

Técnica superior de conservação e restauro de documentos gráficos no Atelier Conservazione, Lisboa.

Conservação e restauro de duas obras pertencentes ao Museu  da Guarda: retrato da autoria do pintor António Carneiro (1929) e Retrato de Ernesto Pereira (n/d), de José Naparro.

Janeiro 2006

Colaboração em conservação e restauro no Cuming Museum, Londres.

Conservação e restauro de uma saia de dança Polinésia do início do século XX em preparação para a exposição Mana: Ornament and Adornment from the Pacific.

4 Outubro a 6 Novembro 2005

Estágio na Área de Conservação e Restauro do Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa.

Documentação e armazenamento de colecções; diagnóstico de estado de conservação de objectos; marcação de peças com números de inventário;limpeza de objectos; conservação e restauro de um adorno de costas da Guiné.

Maio a Junho 2005

Voluntária no Cuming Museum, Londres.

Documentação de colecções; exposição e armazenamento de objectos; conservação e restauro de um fragmento de tapa das Ilhas Fiji.

4 Abril a 25 Abril 2005

Estágio de conservação e restauro no Cuming Museum, Londres.

Documentação de colecções; armazenamento de objectos; conservação e restauro de uma caixa Chinesa para perfume do século XIX.

Agosto 2004

Voluntária na Área de Conservação e Restauro do Museu da Música, em Lisboa.

Documentação de colecções; controlo de condições ambientais nos espaços de exposição e reserva; diagnóstico do estado de conservação de um conjunto de flautas; limpeza e reorganização de uma reserva do museu; desinfestação de um órgão proveniente da Igreja da Madre de Deus, em Lisboa; participação em actividades do serviço educativo (visitas guiadas à exposição, construção de instrumentos a partir de materiais recicláveis).

Educação e Formação

2006 – 2008

Mestrado em Museologia: Conteúdos Expositivos no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa.

A dissertação de mestrado foi apresentada em Novembro 2008 sob o tema A Colecção Henrique de Carvalho da Sociedade de Geografia de Lisboa à Luz de um Plano de Estudo e Conservação e Restauro – http://repositorio-iul.iscte.pt/bitstream/10071/1266/1/Tese.PDF.

Nota final de dissertação: 19 valores

2003 – 2006

BA(hons) Conservation na Camberwell College of Arts – University of the Arts London.

Projecto avançado: The Conservation of a Barber’s Leather Strop ( Conservação e Restauro de uma Correia de Afiar de Barbeiro)

Projecto final e dissertação: The Conservation of a Maori Piu-piu Skirt and Belt (Conservação e Restauro de uma Saia Piu Piu e Cinto Maoris)

Nota final – First Class Honours

1999 – 2003

Licenciatura em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Projecto de seminário I : Inventariação das capelas privadas nas freguesias de Benfica e S. Domingos de Benfica em Lisboa

Projecto de Seminário II e Tese de Seminário: Das Quintas à Urbanidade: A Evolução da Paisagem nas Freguesias de Benfica, Carnide e S. Domingos de Benfica em Lisboa.

A tese de seminário foi apresentada em Setembro de 2003 com a nota final de 18 valores.

Nota final – 15 valores

Outras Experiências Relevantes

Participação na campanha arqueológica do Castro de S. Lourenço organizada pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Julho 2000)

Participação nos workshops de introdução à conservação e restauro promovidos pelas Oficinas Santa Bárbara em Matosinhos (Janeiro a Maio 2002).

Participação no curso Recreating the Medieval Palette na Montefiascone Summer School of Conservation, em Montefiascone, Itália (Julho 2005)

Participação como oradora no encontro do ICOM – Portugal sob o mote O Mercado dos Museus e o Ensino Superior: Formação Académica e Integração Profissional, que decorreu em Matosinhos a 6 de Fevereiro de 2009.

Participação como oradora no ciclo de Seminários de Cultura Material promovido pelos Museus da Politécnica em Lisboa. Foi apresentada, no dia  3 de Abril de 2009, a comunicação O Estudo e Conservação e Restauro da      Colecção Henrique de Carvalho da Sociedade de Geografia de Lisboa (ver em http://www.mc.ul.pt/files/actividades/formacao/MCUL_EstudosCaso2009.pdf ).

Leccionação do workshop Introdução à Conservação e Restauro de Bens Etnográficos, entre Abril e Maio de 2009, na Sociedade de Geografia de Lisboa. Foi alvo do curso um grupo de alunos da Pós-Graduação em Gestão Cultural e do Património da Universidade Lusíada de Lisboa.

Participação como oradora no ciclo Conversas de Balcão, promovido pela Loja Empório, em Viseu. Foi apresentada, no dia 6 de Junho de 2009, uma comunicação com o tema O Nós e o Outro: Uma Viagem pelo Mundo das Colecções Etnográficas

Organização e participação como oradora no seminário organizado pelo MAFRO, sob o tema “Conservação de Colecções Etnográficas –Tratamento e Armazenamento em Reserva Técnica”, entre 3 e 6 de Novembro de 2009,  no Palácio da Aclamação em Salvador, com as comunicações Acervos e Colecções Etnográficas:  Características e Conceitos de Conservação e Restauro e Intervenção em Acervos Etnográficos: o Caso da Colecção de Indumentária de Candomblé  do MAFRO. (ver em http://www.ceao.ufba.br/2007/news.php?cod=98).

Colaboração com a revista digital Projecto 10 em Junho de 2010 com o artigo “Pólis, Comunidade e Museus: (Re)clamar um Espaço Nosso” (ver em http://www.projecto10.pt/arquivo-5-ae-tema.htm).

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s